© Millennium Films
© Millennium Films


Nomes como Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, Mickey Rourke ou até mesmo Arnold Schwarzenegger caem sempre nas boas graças dos cinéfilos que gostam de filmes de acção. Este elenco poderia estar ainda mais recheado se não fosse o caso de John Van Dam, Forest Whitaker, 50 Cent e Kurt Russel terem recusado o convite de Sylvester Stallone.
Para um filme que dá primazia ao elenco e aos momentos de acção é pouco importante maçarmos os nossos leitores com pormenores técnicos. Para os seguidores dos clássicos do género é impossível esquecer o passado cinematográfico destes actores. É difícil esquecer  Jet Li no filme "A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão", de Dolph Lundgren em "Soldado Universal", do Jason Statham em "Correio de Risco 3" ou até mesmo de Randy Couture no filme "Redbelt - Código de Honra". Este senhores de peso fazem parte da equipa de Barney Ross (Sylvester Stallone), o líder do grupo de mercenários. Eles têm em comum uma tatuagem com o simbolo “The Expendable” e juntos são uma equipa invencível, capaz de exterminar exércitos armados até aos dentes.
Além dos vários momentos espectaculares de acção, o filme está recheado de de  comédia, desde os diálogos irónicos entre os personagens, até momentosas alturas de acção exagerada que nos obriga a libertar uma valente gargalhada nem que seja de nervosismo. É de salientar o regresso de Arnold Schwarzeneger à grande tela, protagonista de um dos grandes momentos do filme.
Os arredores do Rio de Janeiro foram o local escolhido por Sylvester Stallone para este filme. Nitérói e Mangaratiba serviram como cenário para a acção do filme, um país algures no Sul da América dizimado por um ditador que é o alvo a abater pela a equipa de mercenários.
Podemos considerar que estamos perante um épico de acção, pelo facto de ser a primeira longametragem  a reunir tantas estrelas do género num só filme.
“Os Mercenários” reforça ao público a ideia de que Stallone ainda tem idade para fazer papéis de acção e reforça o seus dotes como realizador, embora estesendo esta a sua oitava película. Os críticos que anunciavam o fim de Sylvester Stallone na 7.ª arte, depois do fracasso de Rocky Balboa, neste momento devem estar a dar valentes cabeçadas no teclado…Afinal, “Os Mercenários”, mostra-nos um renovado Stallone apesar dos seus 64 anos.
“Os Mercenários” é um dos favoritos para as bilheteiras deste Verão epreparem-se, Stallone já avisou que quer voltar com uma sequela com mais lendas de filmes de acção.