domingo, 15 de março de 2009

Heinrich Harrer, no filme Brad Pitt, um famoso alpinista austríaco, e o seu companheiro Peter Aufschnaiter (David Thewlis), decidem escalar um dos picos mais altos do Everest.
Harrer, um egocêntrico nato, só pensa em alcançar fama e glória. Todavia, e quiçá por ironia de um Destino qualquer escrito algures e os desaires militares nazis, tornam-no prisioneiro na Índia. Quando, após várias tentativas, consegue fugir, só tem um alvo determiado: o Tibete e a misteriosa cidade de Lhasa, onde re-constroi o seu Espírito à luz de novos valores, os mais primogénitos, perdidos nas teias de uma axiologia invertida.
Á medida que vai interiozando uma nova e diferente cultura, que o transformará para sempre, Harrer torna-se amigo, confidente, professor, também irmão e pai, do jovem Dali Lama, a quem introduz os hábitos da da cultura Ocidental, pretensamente mais civilizada, ao mesmo tempo que assimila as tradições milenares de um Povo em harmonia consigo próprio e com o Mundo, em perfeita consonância com as dádivas da Natureza, ali, ainda imaculada. Porém, a intervenção chinesa alienada encarrega-se do terminus desta amizade solidificada pelos mais genuinos laços do humano no seu estadopuro. Dalai Lama é conduzido ao exílio corpóreo, mas nunca ao aprisionamente da sua Alma, eternamente livre.
Baseado em factos reais, na peregrinação de Harrer e na sua vivência efectiva no Tibet(exactamente durante sete, este é um filme de fina sensibilidade, de nobres ideias, de intensas convicções, da grandeza do Humano.

Isabel Rosete
16/03/2oo9

Sem comentários:

Enviar um comentário